1- Introdução

O SGCloud é a solução mais completa desenvolvida pela SG Sistemas, focada em facilitar a operações diárias, o programa se torna fácil, simples e ágil para as rotinas da empresa. Além da facilidade, o SGCloud não necessita de instalação, ou seja, seu usuário fica livre para acessá-lo, efetuar vendas e emitir NF-e (s) e NFC-e (s) de qualquer dispositivo que desejar. Mesmo sendo rodado em um navegador, ele é leve e desempenha com facilidade, as funcionalidades de um sistema convencional.

Esta é a interface inicial do SGCloud, onde seu principal foco é manter o controle de metas da empresa, contando com gráficos e dados, incluindo toda a movimentação diária.

Note que o sistema apresenta na lateral esquerda da página, um menu com várias funções como: cadastros, controle de vendas/notas fiscais, gerenciamento do estoque, integração com pdvs externos (para vendas offline) e relatórios.

2. Cadastros

O Cadastro de Produtos é bem simples. Ao acessar a função, você já consegue visualizar uma lista de produtos já cadastrados e dados como Status e Referência. É possível também editar um produto.

O cadastramento de novos produtos é bem prático, pois já conta com informações pré-definidas de agrupamento, facilitando o trabalho do usuário. Desta forma, não precisa perder tempo procurando e organizando agrupamentos para o estabelecimento.

A parte fiscal já está categorizada para que mesmo que o usuário não tenha um grande conhecimento fiscal aprofundado, ele possa de forma intuitiva, definir o grupo fiscal, NCM ou CEST de seu produto, diminuindo o risco de preenchimento incorreto por pesquisas a sites de busca.

O Cadastro de Clientes também é bem prático e simples. O usuário consegue inserir os dados do cliente e também já incluir a foto do mesmo para facilitar a identificação.

No cadastro de um CPF, as informações a serem inseridas são somente as utilizadas no dia a dia, sem a necessidade de muitos detalhes.

Uma outra facilidade do sistema quanto ao cadastro de clientes é que, ao cadastrar um CNPJ, o SGCloud busca automaticamente todas as informações direto na Receita Federal.

Cadastro de Fornecedores, Transportadoras, Funcionários, etc., estão configurados da mesma forma descomplicada para maior praticidade.

O Cadastro de Comissão é bem simples de configurar. Aqui será definida a forma que a empresa pagará a comissão aos seus funcionários. Esta função permite que o gestor aponte qual a regra correta (Tipo de pagamento, Metas, Faixa, Produto ou Departamento) a ser seguida para o beneficiário selecionado: Vendedor ou Guia. Um dos benefícios da função, é a forma automática que o sistema faz os cálculos.

3. Comercial

Acessando esta funcionalidade o usuário poderá realizar vendas em consignação, trocas, devolução de vendas, cadastrar promoções, vendas ambulantes, pedidos, catálogo, metas e cartões presentes. Tudo muito rápido, prático e fácil.

O Cadastro de Promoção pode ser personalizado em quatro tipos:

  • Valor/Porcentagem;
  • Próximo por x;
  • Após a unidade x pague y pelas próximas unidades;
  • Após a unidade x pague y em todas as unidades.

Com o Cartão Presente o cliente pode escolher um voucher com um valor definido de R$20,00, R$50,00 e R$100,00 ou personalizar um valor e surpreender quem quiser, para poder utilizar na loja.

Com o objetivo de conseguir expandir ainda mais seu negócio, temos a criação de Catálogos, você consegue montar vários catálogos com produtos da sua loja e compartilhar com seus clientes, ficando mais fácil para eles comprarem os produtos de seu estabelecimento.

4. Estoque

O correto é que toda empresa tenha total controle do que entra e sai do seu estoque. Pensando nisso, a equipe de desenvolvimento do SGCloud criou ferramentas que facilitam este controle.

As movimentações de entrada funcionam por dois métodos:

  • Manual: Onde o gestor insere manualmente seus produtos, informando fornecedor, valores de custo e mais informações;
  • XML: Onde o operador importa o arquivo da nota, dando entrada direta nos produtos contidos na mesma.

Caso a empresa possua mais de uma filial, sendo necessário transferir algum produto, o SGCloud oferece a aba “ESTOQUE / TRANSFERÊNCIA, onde seleciona-se a filial e quantidade para transferir, e, ao realizar tal operação, automaticamente o sistema baixa a quantidade transferida da empresa atual.

Temos também a opção das Requisições para as multifiliais, sendo possível solicitar para outra loja, que você precisa de um produto específico.

Caso haja algum imprevisto com a mercadoria, é possível realizar as devolução dos produtos com a mesma facilidade, clicando em ESTOQUE > DEVOLUÇÃO. Se o terminal possuir um leitor de código de barras, basta ler os códigos para selecionar o que será devolvido.

O cliente conta também com uma opção Inventário, sendo possível fazer um inventário/balanço Parcial (somente alguns produtos) ou Total (todos os produtos cadastrados) da sua loja.

5. Produção

A ferramenta de Produção é ideal para os clientes que realizam suas próprias produções, onde é possível cadastrar Receitas, fazer lançamento de Produção p/ Estoque e Simulação de Produção.

Além da Produção, é possível criar Tabela de Fracionamento e realizar o Fracionamento propriamente dito.

6. Caixa

A abertura e fechamento de caixa é liberado na interface principal. Com apenas um clique, você consegue abrir ou fechar o caixa.

O SGCloud possibilita realizar suas vendas online sem a necessidade de um caixa externo. No entanto, há a possibilidade de fazer a integração do sistema com um PDV para vendas offline.

7. Vendas

Se a empresa optar por não utilizar o PDV Offline, as vendas também podem ser feitas através do painel online do SGCloud. Moderno e organizado, o painel de vendas consegue suprir todas as necessidades do local com facilidade e alta performance.

8. Integrações com PDVs

As integrações com os PDVs offline são bem simples. Depois de atualizar o estoque, entrada de produtos, cadastros, basta selecionar o que se quer enviar para o PDV (deixar todos selecionados) e clicar em “Gerar Carga”. Esta carga é enviada para o PDV, que tem suas informações atualizadas na hora.

O PDV Offline, tem a função de vendas instalada principalmente em terminais de pagamentos e transações, ligados diretamente ao SGCloud, garantindo o funcionamento durante falhas do sinal de internet. Ele opera seus terminais realizando vendas normalmente. Assim que o sinal da rede voltar, a comunicação com a nuvem do SGCloud estará ativa novamente e o PDV automaticamente faz toda a troca de informações (vendas, baixas de estoque, movimentações, etc.) enquanto funcionou em modo off.

9. Fiscal

O SGCloud efetua vendas em NF-e e NFC-e e possui um organizador de notas fiscais para que o usuário possa visualizar todos os documentos eletrônicos.

10. Financeiro

O controle financeiro também é intuitivo e prático. O usuário tem a administração das contas separadas por módulos: “A receber” e “A pagar”.

11. Etiquetas

Na aba Relatórios é possível realizar a emissão de etiquetas de seu produto, geradas de forma bem prática.

12. Relatórios

O SGCloud conta com uma gama de relatórios para realizar todo o gerenciamento de sua empresa.

13. Usuários

A criação de novos usuários para a utilização do SGCloud pode ser realizada convidando-os através de seus e-mails.

Estes são alguns dos recursos disponibilizados pelo SGCloud. Para maiores informações, contatar a equipe comercial da SG Sistemas.

AutorDescriçãoData
Renan de LimaDesenvolvimento do manual26/11/2019
Renan de LimaAtualização04/03/2020
Mikaela de AndradeAtualização21/11/2023

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