Tempo de leitura: 8 minutos

Introdução

O SG Análise é mais uma solução desenvolvida pela SG Sistemas. Focada em manter o controle rotineiro da empresa, o programa se torna completo, seguro e ágil para as atividades realizadas em dia de expediente. Além do mais, o SG Análise leva em torno de 5 minutos para que sua instalação seja concluída, ou seja, seu funcionamento não necessita de programas a parte para que funcione.

Esta é a interface inicial do SGAnálise, onde seu principal foco é manter o controle de vendas da empresa, contando com dados complementares, incluindo toda a movimentação diária. Caso o gestor opte por confidenciar os dados, o SGAnálise permite ocultar o gerenciador, disponibilizando-o até que seja necessário.

1 – Atalhos e Parâmetros – Contém todas as funções do sistema.
2 – Funções por Grupo – Contém as principais funções, destinadas à acesso rápido.
3 – Principais Atalhos – Esta função permite que o usuário acesse as principais funções através de atalhos do teclado.
4 – Painel de Informações Gerenciais –Permite que o gestor acompanhe em tempo real, todas as informações, vendas e valores diárias da loja.

Backup

Uma das principais facilidades do SGAnálise é seu Backup. Quando encerrado, o sistema oferece esta função de forma automática, ocupando pouco espaço. Conta também com a função de restaurar tal backup caso algum problema venha a ocorrer.

Quando o backup é realizado, automaticamente o arquivo é salvo dentro da pasta raiz do sistema, podendo ser transferido para alguma mídia removível e reinstalada assim que necessário.

Emissão de Notas Fiscais (NF-e – NFC-e – SAT)

Um dos mais importantes módulos do SGAnálise, a função de notas é facilmente parametrizada de forma segura. Também é possível realizar a emissão de notas fiscais, sendo elas em vendas, operações e serviços. Para que ocorra tais procedimentos, é necessário disponibilizar certificados em modelo A1 ou A3, dando a preferência ao modelo A1.

Por Vendas

Ao finalizar a venda, o sistema questiona o usuário a respeito da emissão de NF-e ou NFC-e, seguindo de acordo com sua parametrização.

Mesmo que o usuário opte por emitir as notas, o sistema também fornece o cupom de venda após o fechamento.

Por operação

Embora o método mais utilizado seja o painel de vendas, o SGAnálise oferece um módulo próprio para tais operações, possibilitando notas de saídas, trocas, entradas e devoluções.

Ao abrir o módulo NF-e ou NFC-e, é possível também consultar toda a movimentação de notas feitas no período selecionado.

Cadastros:

1 – Clientes e Fornecedores

A aba de cadastro de clientes e fornecedores é uma das principais rotinas de uma empresa, para isso o SG Análise conta com um módulo completo, onde no ato do cadastro é possível definir se tal CPF ou CNPJ trata-se de um cliente ou fornecedor.

A – Onde definimos se o cadastro será de um Cliente, Fornecedor, Prestador de Serviços, Colaborador, Produtor Rural ou Todos.

B – Onde definimos se vamos cadastrar um CPF ou CNPJ. Lembrando que ao selecionarmos, automaticamente o módulo se modifica.

C – Onde definimos a atividade exercida pelo cadastrado, são elas Indústria, Comércio ou Consumidor Final.

D – Onde definimos a imagem do cadastro, pode-se incluir a foto de uma pessoa física ou uma logo empresarial.

E – Onde definimos telefones adicionais além do telefone principal cadastrado.

F – Onde definimos e-mails adicionais, semelhante a função “E”.

G – Onde definimos qual cadastro / endereço ficará responsável pela cobrança do cadastrado.

2 – Fabricantes

Módulo destinado para operadores que tem a intenção de indicar um Fabricante para um determinado produto.

3 – Vendedores / Usuários

No módulo Vendedores / Usuários, configuramos os funcionários da empresa, onde indicamos sua função e como trabalhará em seu usuário.

1 – Campo destinado à função do usuário a ser cadastrado, lembrando que, de acordo com a parametrização, cada função possui um tipo diferente de permissão no ato da operação.

2 – Na grid de dados podemos definir qual informações queremos ver nas colunas de visualização, como mostra a imagem abaixo. Ao lado temos o botão “Resetar Grid”, onde retornamos as informações em sua ordem padrão.

3 – Onde podemos configurar se vamos utilizar o modo PDV ou o Modo Gerencial no painel de vendas. (Veremos mais adiante).

4 – Produtos

Este módulo é destinado à uma das funções mais importantes de uma empresa, o módulo de cadastro de produtos conta com várias opções, dentre elas, transformações e pesquisa simplificada.

Abaixo a tela de pesquisa, onde se verifica os produtos já cadastrados.

Abaixo temos a tela de cadastro dos produtos. Durante a operação, pode-se incluir grupos, subgrupos, classes, fornecedores e etc… De forma completa e facilitada, o operador consegue disponibilizar produtos de forma prática e detalhada.


Já no campo “Transformação”, cadastramos produtos de matéria prima, que mais tarde se tornarão um produto final através de uma receita.

Por fim, o SG Análise nos traz uma das principais funções ligadas ao cadastramento de produtos. Trata-se da inclusão de patrimônios, ou seja, podemos inserir nesta aba tudo o que temos dentro da empresa, sendo computadores, máquinas, objetos… além deste módulo manter o controle dos objetos, também torna possível utilizá-los para locação e por fim vendê-los.

Para cada patrimônio cadastrado, um código insubstituível é gerado e amarrado ao produto. Quando vendido, a numeração continuará com o produto, porém o mesmo será marcado como “Inativo”.

Ordens de Serviço

Destinado à Auto-Centers e Assistência Técnica, este módulo permite acompanhar em tempo real, reparo de veículos e equipamentos elétricos e domésticos. Sua lista principal acompanha informações do cliente, e o andamento da O.S.

Aba destinada a inclusão de novos veículos, objetos e tudo que é ligado à serviços… abaixo podemos notar as principais funções que permitem adicionar cadastros, manter custos e valores atualizados, Status da O.S., o veículo que está sendo reparado, produtos usados e mão de obra utilizando, finalizando a O.S. no painel de vendas.

Locação

Módulo destinado à locação dos patrimônios e produtos cadastrados. Conta com a legenda detalhada, onde informa ao operador os produtos que estão em atraso, locados entre outros.

Painel de Vendas

PDV – Com fechamento PDV.

Gerencial – Com fechamento PDV.

Gerencial – Com fechamento Gerencial.

ATÉ AQUI VOCÊ CONHECEU AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO SG ANÁLISE. SEJA PARTE DESSA EVOLUÇÃO. CONTATE-NOS!

AutorDescriçãoData
Renan de LimaDesenvolvimento do manual24/12/2019
Renan de LimaAtualização27/01/2020
  • Post publicado:26 de dezembro de 2019
  • Categoria do post:SGAnálise